NOSSA HISTÓRIA

O HOSPITAL E MATERNIDADE DR. PAULO FORTES é uma sociedade civil sem fins lucrativos, atualmente situada na rua Dr. Paulo Fortes, nº 22, São Mateus do Sul/PR, inscrita no CNPJ n° 81.356.321/0001-25, declarada de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, referência para atendimento dos pacientes em São Mateus do Sul e região, abrangendo uma população de cerca de 53 mil habitantes, tendo como finalidade:

– prestar assistência ao indivíduo, família e comunidade na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde;

-promover e estimular a pesquisa na área de saúde;

-colaborar na formação de recursos humanos de saúde.

A ENTIDADE foi fundada em 20/01/1929, pelo Médico Dr. PAULO FORTES, sob a denominação “Hospital São Matheus”, situada, à época, na então Rua Ozy Mendonça de Lima, em 2 (duas) construções de madeira ao lado do prédio do antigo Colégio das Irmãs (inaugurado em 1944)*, onde funciona atualmente a Secretaria Municipal de Educação (* Fonte: Professora e Historiadora Hilda Jocele Digner Dalcomuni).

Em 02/04/1946, chegaram mais Irmãs-Filhas de Caridade São Vicente de Paula (que já estavam presentes no Município contribuindo com a comunidade desde 1908) e passaram a auxiliar o HOSPITAL. Com o aumento significativo da população, houve a necessidade de ampliação da estrutura, razão pela qual suas instalações foram transferidas para a rua 21 de setembro, onde atualmente funciona a creche Lar São Mateus.

Com o aumento significativo da população, houve a necessidade de ampliar o Hospital, razão pela qual suas instalações foram transferidas para a rua 21 de setembro, onde atualmente funciona a creche Lar São Mateus.

Por volta de 1966, as instalações já não atendiam à demanda da população, havendo a necessidade de nova ampliação. Em face disso, a comunidade formou uma Comissão que se uniu com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, com o objetivo precípuo de conseguir verbas para a construção de um novo prédio para instalar o Hospital.

O primeiro passo foi adquirir um terreno, e, em seguida deu-se início à construção do prédio.

Como os recursos eram escassos, faltou dinheiro para a conclusão da obra, que já estava em andamento. Foi então que a Petrobras prestou sua colaboração, concluindo a construção do prédio e equipando o hospital, que foi inaugurado em 02/12/1967, com a denominação HOSPITAL E MATERNIDADE DR. PAULO FORTES.

Em 1985, foi realizada nova ampliação destinada para Ambulatório e Pronto Socorro, o que igualmente contou com o apoio da Petrobras.

É de longa data o sonho de construir um novo HOSPITAL, pois as instalações atuais são antigas, não sendo viável a reforma e a ampliação com a modernização das instalações e com equipamentos de tecnologias mais avançadas, pois a estrutura física e elétrica não está planejada e preparada para suportar a carga elétrica de tais equipamentos.

Diante desse cenário, com o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes e ampliar seus serviços, o HOSPITAL iniciou um processo de planejamento para a transferência de suas instalações físicas para um terreno maior, situado na Rodovia do Xisto – BR 476.

Referido terreno, para a construção do novo Hospital, foi adquirido com recursos próprios em 07/08/2015, e possui uma área total de 46.280,44 m2, estando matriculado no RI da Comarca de São Mateus do Sul sob nº 8.871.

Em 2017, em razão do evidente interesse local, o MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL custeou, com recursos municipais repassados ao HOSPITAL por meio do Termo de Fomento nº 004/2017, a elaboração de todo o projeto para a construção do novo Hospital.

O novo Hospital, conforme o projeto, contará com 52 leitos adultos e 10 leitos infantis de internação, totalizando 62 leitos de internação; 02 salas cirúrgicas; Salas de exames: – Raios-X; Tomografia; Mamografia; Ultrassonografia; 03 Enfermarias PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto); demais unidades de apoio técnico e logístico e terá uma área construída de 3.515,30m2 (três mil, quinhentos e quinze metros quadrados e trinta centímetros quadrados).

O Orçamento previsto para a construção do novo Hospital tem um valor máximo estimado em R$ 18.470.569,45 (dezoito milhões, quatrocentos e setenta mil e quinhentos e sessenta e nove reais e quarenta e cinco reais), e o cronograma físico-financeiro para execução da obra foi estimado em 450 dias. O orçamento foi elaborado pela empresa que desenvolveu o projeto de acordo com as orientações normativas da SEIL/PRED (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística/Paraná Edificações – Diretoria de Planejamento e Projetos – Gerência de Custos e Orçamento).

A construção do novo Hospital será custeada com recursos do Governo Estadual do Paraná, por meio do Termo de Convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Saúde/Fundo Estadual de Saúde e o HOSPITAL sob nº 052/2018, assinado em 18/05/2018, pelo Secretário Estadual de Saúde Sr. Antonio Carlos Figueiredo Nardi e pelo Presidente do Hospital, Sr. Jucimar Nizer Cruz, assinando, também, como testemunha, o Prefeito Municipal de São Mateus do Sul, Sr. Luiz Adyr Gonçalves Pereira, sendo o termo publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná no dia 21/05/2018.

De acordo com instruções do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o Hospital deverá arcar com uma contrapartida de 5% (cinco por cento) do valor total da obra, sendo este valor equivalente a R$ 923.528,47.

Para a construção, o HOSPITAL receberá o recurso financeiro da Secretaria Estadual de Saúde/Fundo Estadual de Saúde, de acordo com o cronograma de desembolso físico- financeiro, previsto para que a obra seja executada em 15 meses.

Serão recebidas parcelas mensais, de acordo com o percentual executado e se o mesmo está de acordo com o previsto no planejamento. A liberação do pagamento de cada etapa/mês, está condicionada a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, da parcela do mês anterior.

No dia 24/02/2018, no auditório do Centro da Juventude, foi realizada uma Audiência Pública para tratar sobre a construção do novo Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, contando com a presença de diversas autoridades, vereadores, lideranças políticas e da comunidade em geral, com o objetivo de informar e tirar dúvidas sobre as medidas que já foram tomadas, tudo o que foi feito até o momento e o que ainda seria necessário, sendo apresentadas, na oportunidade, as questões técnicas e as perspectivas para a construção.

Em 22 de maio de 2018, nos termos do art. 38 da Lei nº 8.666/83 c/c art. 40 da Lei Estadual nº 15.608/2017 e legislação correlata, nos exatos termos do Convênio nº 052/2018, foi AUTORIZADA a deflagração do procedimento licitatório, MODALIDADE CONCORRÊNCIA, TIPO MENOR PREÇO GLOBAL, sob nº 001/2018.

O EDITAL do procedimento licitatório foi publicado, com prazo de 30 (trinta) dias, cuja abertura se dará na sala de reuniões da Prefeitura Municipal no dia 20/08/2018. (Aviso)

Visando assegurar a máxima transparência ao processo licitatório, contratação, fiscalização, recebimento e execução da obra com recursos públicos para a construção do novo hospital, em atenção à cláusula segunda, II, item 13, do Termo de Convênio nº 052/2018 celebrado entre o HOSPITAL e o ESTADO DO PARANÁ , de acordo com a Legislação pertinente, em especial, Lei nº 8.666/93 (art. 3º e § 3º), Lei Estadual nº 15.608/2007 (art. 5º, II) e LC nº 101/2000 (art. 48), foi desenvolvido o site , possibilitando, assim, que todo cidadão tenha acesso às informações de interesse público.